ASSISTÊNCIA 24H: 0800 001 6997 / 0800 007 8081 / 0800 940 2000

Lembrar senha
Blog

Oito itens importantes para conferir no seu carro antes de viajar

27 de abril de 2017
Oito itens importantes para conferir no seu carro antes de viajar

Viagem é para ficar tranquilo, relaxar, esquecer dos problemas, e para que isso seja possível não podemos esquecer que o caminho até o destino final também deve ser seguido com tranquilidade e sem transtornos que atrapalhem esse momento de sossego. Por isso se a viagem vai ser feita de carro nunca podemos esquecer de conferir se está tudo certo com ele.

Você já sabe o que deve conferir no veículo antes de pegar a estrada?

Segue uma lista com 9 itens que devem ser conferidos para que você tenha uma viagem tranquila.

 

1 – Pneus

Os pneus devem ser conferidos no mínimo com dois dias de antecedência pois podem ter leves vazamentos que você vai precisar de um tempo para sentir que ele esvaziou, então o recomendado é calibrá-lo, com o valor recomendado pelo fabricante no manual, dois dias antes de viajar e no dia conferir se continua com a calibragem correta, carro contrário, melhor trocá-lo.

Outro ponto importante sobre os pneus é não esquecer de checar se não estão carecas, uma forma de verificar é colocando um palito de fósforo entre os sulcos, se ele não ficar totalmente coberto deve-se trocá-lo por um novo.

O estepe também não pode ser esquecido, deve-se calibrá-lo igualmente os outros pneus e conferir os sulcos.

 

2 – Limpadores de para-brisa

Não deixe para descobrir como estão só na hora que cair uma chuva e você precisar deles. A preocupação com os limpadores deve começar na mistura que se coloca no reservatório, existem detergentes específicos para esse fim que não danificam os limpadores e auxiliam melhor na limpeza. E verifique se os limpadores estão em boas condições, caso contrário, troque-os por novos, recomendados pelo fabricante, como consta no manual.

 

3 – Freios

Todo mundo sabe da importância dos freios, por isso eles não podem, de forma alguma, ficarem de lado na hora de checar o carro para viajar. A qualidade e validade das pastilhas devem ser verificadas e também conferir a quilometragem da última troca dos sistemas de freio para saber se está em dia, caso contrário deve-se levar a um mecânico para troca.

 

4 – Óleo

Uma tarefa simples e de grande importância, deve ser realizada com o veículo em uma superfície plana, com o motor frio ou desligado por no mínimo 10 minutos para verificar o nível, caso esteja muito baixo deve-se verificar se tem algum vazamento. Também verifique os prazos estipulados pelas montadoras para troca do óleo.

 

5 – Filtros de ar e combustível

Eles influenciam no bom funcionamento do motor e no consumo de combustível, por isso é imprescindível verificar a qualidade e validade dos mesmos.

 

6 – Lâmpadas

As lâmpadas não devem nunca ser esquecidas, são de grande importância para sinalização e caso alguma esteja quebrada o motorista ainda pode levar uma multa. É importante verificar todas as funções de iluminação, como luz de ré, luzes de freio, setas, lanternas e faróis.

 

7 – Bateria

A maioria das pessoas não lembra de conferir a bateria antes de ir viajar, mas é muito importante verificar para que você não seja pego de surpresa no meio da viagem com um carro que não liga.

 

8 – Itens de emergência

Antes de sair confira todos os itens de emergência:  triângulo, chave de roda, macaco, estepe e extintor, que deve estar dentro do prazo de validade, a falta deles pode dar multa e mais dor de cabeça ainda na hora de uma emergência.